200 ferramentas digitais para educação

new1

Um conjunto de mais de cerca de 200 ferramentas digitais para educação, gratuitas ou com versões gratuitas.

Se conhece ferramentas que não estão listadas, por favor deixe a sua sugestão nos comentários.

 

21 opiniões sobre “200 ferramentas digitais para educação

  1. Boa tarde, Carlos,
    Parabéns pela iniciativa.
    Agradeço que adicione a ubbu:
    A ubbu é uma plataforma portuguesa para ensino de ciência da computação e programação para o 1.º e 2.º ciclos, e está a disponibilizar acesso gratuito até ao final do ano letivo.
    Esta é uma solução desenhada para todos os professores, tenham ou não experiência prévia com tecnologia, pronta a usar em qualquer sala de aula — e agora também à distância — com um currículo que inclui vídeos, jogos, exercícios e muitas outras ferramentas.
    Com ela, os alunos iniciam a aventura da programação ao mesmo tempo que desenvolvem competências chave para o século XXI, como o pensamento lógico e a capacidade de resolução de problemas.
    A ubbu já está presente em centenas de agrupamentos em Portugal. Nas primeiras semanas do fecho das escolas, a plataforma continuou com grande utilização, confirmando a sua viabilidade para a situação em que nos encontramos.
    Comecem já as vossas aulas em http://www.ubbu.io.

  2. Algumas sugestões que acho que não li nas listas:
    Para videos: Animaker, Youcut, OBS Studio.
    Quiz: Dotstorming, Quizlet
    Marcação de eventos: Sympla, Eventbrite

    1. Obrigado, Pedro, é um excelente recurso, que não conhecia. Contudo, esta listagem é apenas de ferramentas que permitem a alunos ou professores criarem/produzirem recursos, e parece-me que o Gapminder apenas permite a consulta de informação (à semelhança do Pordata).

  3. Sugiro mais estes:
    Clipchamp – Criação/edição de vídeo
    Coogle – Mapas mentais
    Wheel Decide – Atribuição de tarefas
    AvatarMaker – Criar avatar
    Calameo – Livros digitais
    Book Creator – Livros digitais
    Liveworksheets – Atividades interativas

Deixe um comentário