
A Comissão Europeia acaba de divulgar um conjunto de orientações para o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação, com orientações práticas para professores e educadores, incluindo dicas, planos de atividades e vários recursos sobre literacia digital.
Estas orientações são uma iniciativa-chave do Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 da Comissão Europeia e foram criadas por um Grupo de Peritos da Comissão, entre quais Vítor Tomé, de Portugal. As Orientações visam gerar uma compreensão mais ampla da literacia digital alcançada através da educação e formação, promover uma utilização responsável e segura das tecnologias digitais e fomentar uma melhor sensibilização e conhecimento do público relativamente à desinformação.
As Orientações fornecem conhecimentos pedagógicos sobre o reforço das capacidades de pensamento crítico dos jovens, com vista a fomentar a sua resiliência no mundo digital. Do mesmo modo, é também explorada a criação de confiança na sala de aula e de um espaço seguro para alunos e professores discutirem questões sensíveis. O documento destina-se a professores/educadores de diferentes disciplinas e com diferentes níveis de experiência e conhecimentos na matéria.
Presentemente, o documento encontra-se disponível em inglês, francês e alemão, mas em breve serão publicadas traduções do documento em todas as línguas oficiais da UE.
Mais informações em: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip_22_6048