Skip to content

Concurso “Somos Todos Autores”

Março 21, 2011

Valorizar a autoria, a criatividade e a originalidade é objectivo principal do Concurso lançado pela Inspecção-Geral das Actividades Culturais (IGAC), no passado mês de Janeiro, sob o mote “Somos Todos Autores”, destinado a crianças dos 6 aos 12 anos.
Procurando contribuir para uma consciência crítica e mais esclarecida dos mais jovens em relação ao direito de autor e aos direitos conexos e, fundamentalmente, iniciar um processo de mudança dos comportamentos sociais, a IGAC lançou o
desafio a vários estabelecimentos de ensino, de modo a que as candidaturas sejam apresentadas por grupo de alunos ou por turma, sendo o concurso extensivo a todas as escolas do país.
Para o efeito está criado um site www.somostodosautores.igac.pt onde é possível obter toda a informação sobre o concurso, numa linguagem direccionada quer para os professores, quer para os alunos. Os Encarregados de Educação terão, igualmente,acesso aos conteúdos que servem de estímulo à participação.
Os conteúdos a desenvolver baseiam-se ou inspiram-se em três personagens: um músico, um escritor e uma realizadora, que são amigos e que estão na iminência de ver o seu direito de autor absorvido pelo “pirata” representado pela figura de um polvo. Assim, a proposta para o concurso consiste na criação de guião para a criação de um filme de animação de 3 a 4 minutos, a partir desta ideia.
Actualmente, a fruição dos conteúdos culturais digitais: filmes, musicas, jogos… é feita indiferenciadamente na Internet, não havendo a percepção de que tal prática constitui uma limitação à criação dos autores. É, precisamente, contribuir para essa interiorização que a IGAC pretende com este projecto de Responsabilidade Social.
Os trabalhos, a entregar até ao dia 31 de Maio, serão alvo de avaliação por parte de um júri composto por individualidades de reconhecido mérito no meio cultural e artístico português: André Sardet, Diogo Infante, José Jorge Letria e Leonor Silveira.
O 1º prémio consistirá na produção de um pequeno filme de animação, registado em nome dos seus autores e com divulgação nas salas de cinema do País.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: